O que é espirometria?

 

               A espirometria (que significa a medição da respiração) é o teste de função pulmonar mais realizado na prática clínica. A espirometria mede a função pulmonar, especificamente a quantidade (volume) e / ou velocidade (fluxo) de ar que pode ser inalada e expirada. A espirometria é útil na avaliação de padrões respiratórios que identificam condições como asma, fibrose pulmonar, fibrose cística e DPOC. Também é útil como parte de um sistema de vigilância em saúde, no qual os padrões respiratórios são medidos ao longo do tempo. 

              A espirometria é feita em equipamentos conectados a sistemas computadorizados que geram dados gráficos e numéricos para análise

              O exame é realizado por um técnico de espirometria habilitado sob supervisão de um médico pneumologista. O teste é relativamente simples com duração de alguns minutos.

               Não é necessário jejum e o paciente pode ir bem alimentado para o laboratório de função pulmonar

               Na maioria dos exames com finalidade clínica é solicitado o teste em duas fases. A primeira fase antes do broncodilatador e a segunda 15 minutos após aplicação do mesmo.

               O exame é feito na posição sentada e consiste em soprar em um bocal descartável, conectado a um filtro de segurança e este adaptado ao espirômetro.

               Pessoas que usam broncodilatadores deverão suspender o uso algumas horas antes do exame e observar as orientações de preparo que cada centro utiliza